terça-feira, 26 de maio de 2009

A guerra civil e o comunismo de guerra


O Comunismo de Guerra foi uma estratégia adotada pelos bolcheviques russos durante a guerra civil que se ocorreu no país , logo após a Revolução Russa, em 1917. O Comunismo de Guerra se pautava na premissa de que todas as forças produtivas do país deveriam se orientar no sentido de combater os inimigos do povo, ou seja, os Russos Brancos e tropas de ocupação estrangeiras.

Medidas adotadas no comunismo de guerra:
  • Requisição de cereais
  • Decreto do trabalho obrigatório
  • Reforma Agrária
  • Fim da Propriedade Privada
  • Combate a fome

Em 1918,começou uma guerra civil contra a Revolução Bolcheviques.Os contra-revolucionários eram constituído pelo Exército Branco,representante da burquesia,da aristocracia e dos mencheviques e apoiado por países estrangeiros,principalmente Estados Unidos.



Ainda em 1918,a situação era deseperadora,de uma lado,as forças estrangeiras atacavam a Rússia em vários frentes;de outro,os camponeses médios e ricos,descontentes com o novo regime,se recusam a abastecer as cidades.A fome rondava o país.



Na Rússia,a guerra terminou somente em 1921,com a vitória do Exército Vermelho e a sobrevivência do estado socialista.A Rússia sovietica,porém,estava arruinada.


3 comentários: